Eventualmente o funcionário pode encontrar dificultade ao solicitar o seguro-desemprego por divergências nos dados que constam na base da Receita Federal.
A divergência no seguro-desemprego pode acontecer quando informações em diferentes sistemas oficiais estão divergentes, como as informações dos bancos de dados da Receita Federal e do Ministério da Economia.
Reunimos algumas informações importantes que podem ajudar a solucionar esse problema.
Como corrigir a divergência de informações?
Internet: É possível que o problema esteja no CPF do trabalhador, que poderá acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu CPF” > “Atualizar CPF”. Em seguida, preencher o formulário. (É preciso aguardar o retorno da Receita Federal sobre a regularização e/ou próximos passos a serem seguidos)
Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf
Telefone: Outra opção é o atendimento telefônico, ligando para o número 158, a central “Alô Trabalho”.
Presencial: Comparecer às unidades do SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou à Superintendência Regional do Trabalho.
Link para agendar o atendimento: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam
Para casos mais específicos, o recomendado é buscar atendimento por formulário online.
Observação: O retorno do contato pelo formulário poderá levar um mês ou mais.
Link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/canais_atendimento/formulario-de-contato